O uso de estruturas metálicas na construção civil tem aumentado cada vez mais nos últimos anos e se tornou uma opção muito requisitada no mercado. Inicialmente, o uso do aço era mais comum nos projetos industriais ou comerciais. Mas com o passar do tempo, muitos profissionais da área começaram a observar as vantagens de contar com esse material também em construções residenciais.
O aço permite a produção de elementos de diversos estilos e tamanhos, podendo ser aproveitado de inúmeras formas em edificações. Essa variada possibilidade de aplicação se dá em consequência da maior flexibilidade que o aço apresenta. Ele pode ser aplicado em projetos como pontes, viadutos, pavilhões, supermercados, casas, shoppings, entre outros.
Os benefícios do aço podem impactar positivamente no resultado das obras na construção civil. Então, que tal conhecer algumas vantagens do uso desse material? Continue a leitura!
Custo-benefício
Mesmo com o preço mais elevado em decorrência dos impostos incidentes sobre o aço, investir em uma estrutura metálica é uma forma de economizar a médio e longo prazo. Esse sistema construtivo acaba sendo muito vantajoso, não apenas pela economia que proporciona na fundação mas também pela rapidez, precisão e qualidade na execução, que reduzem tanto a necessidade de retrabalho quanto a produção de resíduos – que, consequentemente, reduzem o descarte de entulhos durante o processo. Além disso, devido à sua leveza e praticidade de instalação, é possível também economizar durante a execução do projeto.
Rapidez
É inegável que durante a execução de um projeto, qualquer desperdício de tempo pode trazer impactos significativos ao orçamento da obra. Por isso, ao investir em uma estrutura metálica, há grande probabilidade de reduzir consideravelmente o período necessário para a conclusão da construção. Como as peças são criadas já com as dimensões e especificações corretas, é possível montar os perfis de aço com mais agilidade —, já que as peças chegam prontas ao canteiro de obra. Nos edifícios de múltiplos pavimentos, há uma redução de até 40% na construção quando comparado às estruturas de concreto armado.
Resistência
Durante muito tempo acreditou-se que a resistência e durabilidade do aço era inferior ao concreto armado. Porém, a estrutura desse elemento apresenta vida útil muito superior, principalmente quando mantida adequadamente. O aço conta com uma ótima resistência contra a corrosão e é possível revestir a estrutura metálica com algumas pinturas especiais, elevando ainda mais a vida útil do metal e assim aumentando a segurança em caso de incêndio.
Versatilidade
A versatilidade do aço é um dos pontos mais valorizados por arquitetos em projetos com estruturas metálicas, pois permite a construção de vãos maiores, sem a necessidade de vigas ou pilares. Isso garante que o espaço seja utilizado sem interferência alguma ou com pouquíssimas restrições, podendo ser melhor aproveitado. Além de também proporcionar a possibilidade de projetos com estéticas e características mais lucrativas, criativas e distintas.
Sustentabilidade
Inserir o conceito de sustentabilidade em uma obra é uma forma eficiente de trazer melhores condições de vida e ainda preservar a natureza no processo. Por isso, o investimento em estrutura metálica acaba sendo uma ótima solução para quem quer uma obra ecologicamente correta. Esse material é totalmente reciclável, além de ter um alto valor de revenda. E mais: ele pode ser reaproveitado para a criação de outras peças, além de ser menos agressivo ao meio ambiente.
Com todas essas vantagens fica fácil optar pelas estruturas metálicas para a sua construção, né? Mas não se esqueça: procure sempre contar com um fornecedor de confiança para assegurar todos os benefícios!